Investir nas Pessoas para crescer: a chave para o sucesso da Hotelaria
O mundo e o mercado laboral estão a sofrer transformações rápidas e sucessivas. Acompanhar essas mudanças não é tarefa fácil. Paralelamente, a escassez de recursos humanos continua a ser um dos grandes desafios, exigindo que as organizações se adaptem para conseguirem atrair e reter talento.
Uma das soluções para enfrentar esses desafios passa pela aposta na formação, requalificação e aprendizagem.
Em 2023, 41,1% dos trabalhadores por conta de outrem participaram em ações de formação, mais 3,5% do que em 2022. Este crescimento, ainda que moderado, demonstra um reforço do investimento das entidades empregadoras no desenvolvimento das suas equipas. Do ponto de vista financeiro, esse investimento traduziu-se em 425,7 milhões de euros, um aumento de 49% face a 2022. [Fonte: Raio X da Formação em Portugal, in RH Magazine nº 156, 2025]
Quem gere pessoas sabe que, na prática, são as grandes empresas (com mais de 250 colaboradores, para efeitos do Código de Trabalho) que mais investem em formação, integrando-a na sua gestão e estratégia de crescimento. Esta realidade torna-se preocupante quando sabemos que a maior parte do tecido empresarial português é constituído por PME – organizações com recursos limitados e com uma gestão frequentemente centrada na resposta ao imediato e à reatividade.
Embora esta realidade possa parecer um pouco extremada, reflete desafios estruturais que têm de ser trabalhados, sobretudo ao nível da cultura organizacional.
É certo que já têm sido dados passos importantes nesse sentido. Mas, se todos tomarmos consciência do problema e refletirmos sobre ele, estaremos já a dar o primeiro passo para um caminho de mudança e crescimento.
Todos queremos um país mais competitivo e desenvolvido. Num contexto de crescente digitalização e de novas exigências no mercado de trabalho, dificilmente atingiremos esse objetivo sem investir no desenvolvimento das pessoas. A qualificação e a especialização – através da formação e do reforço de competências pessoais e profissionais.
Sabia que:
- Quando falamos em competências comportamentais, 43% dos colaboradores portugueses dizem que solicitam ativamente aos seus empregadores mais e novas oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem?
- 52% desses colaboradores sentem que os seus pedidos não são tidos em conta?
- 84% valorizam a aprendizagem e o desenvolvimento das suas competências e conhecimentos?
- A média de formação por colaborador é de apenas 34,2 horas – abaixo do mínimo legal de 40 horas?
- Setores estratégicos como o alojamento e restauração (11,6%), atividades imobiliárias (12,1%), construção (27,4%) e agricultura (21,4%) continuam a apresentar uma adesão reduzida à formação?
[Fontes: O Atual Estado do Desenvolvimento Pessoal nas Organizações, Estudo da Goodhabitz, 2022; Raio X da Formação em Portugal, in RH Magazine nº 156, 2025]
Estes dados deveriam levar-nos a refletir sobre o que cada um pode fazer para mudar esta realidade.
Na Associação da Hotelaria de Portugal, estamos cientes dos desafios que o setor atravessa e, por isso, estamos a reforçar a aposta na formação através da AHP Hotel Academy, que em 2025 trará novidades para o setor hoteleiro. Acreditamos que a proximidade entre a AHP e os hoteleiros é um fator determinante para fazermos a diferença no que respeita à formação.
Nota pessoal: A formação e o desenvolvimento de pessoas foram uma descoberta para mim há mais de 15 anos. Recentemente, ao entrar no setor da hotelaria, deparei-me com uma realidade desconhecida — um setor exigente, marcado por um forte capital intensivo, elevada rotatividade de colaboradores, horários por turnos e uma constante pressão operacional. Estas características, embora próprias da dinâmica hoteleira, tornam particularmente desafiadora a criação de espaço e tempo para a formação contínua.
Na maioria das vezes, não se trata de falta de interesse ou de compromisso por parte dos profissionais do setor, mas sim de uma realidade onde as exigências do dia a dia muitas vezes sobrepõem-se à intenção de investir no desenvolvimento das equipas. Ainda assim, acredito que, com visão estratégica e abordagens inovadoras, é possível encontrar soluções que conciliem a operação com a capacitação das pessoas, abrindo caminho para resultados mais sustentáveis e um futuro mais promissor na hotelaria.
Quero também deixar três conselhos essenciais para quem trabalha com e para as Pessoas:
1. Pessoas diferentes aprendem de forma diferente;
2. A comunicação é o caminho para o sucesso;
3. Tenha as ferramentas certas para desenvolver e implementar uma cultura de aprendizagem e desenvolvimento (e aqui a AHP Hotel Academy pode ajudar).
Obrigada por estar ao nosso lado!
por Cátia Moura
Coordenadora de Formação AHP