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Hotelaria: Resultados confirmam trajetória de crescimento nos meses de verão, apesar dos sinais de abrandamento sentidos desde o início do ano

Algarve consolida liderança nas dormidas e regista o maior REVPAR do país

Lisboa, 16 de dezembro de 2024 – A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) divulgou os resultados do 3.º Trimestre de 2024, destacando o desempenho positivo do setor hoteleiro nacional, sem surpresas na época alta.

Resultados Gerais
(em comparação com o período homólogo anterior)

Durante o período de verão, os empreendimentos turísticos registaram 10,2 milhões de hóspedes (+4%), acompanhados de 28 milhões de dormidas (+3%) e 2,5 mil milhões de euros em proveitos totais (+9%).

O preço médio por quarto ocupado (ARR) fixou-se em 145 euros (+6%), enquanto o rendimento por quarto disponível (RevPAR) aumentou para 102 euros (+6%). A taxa de ocupação manteve-se estável nos 70%.

Destaques por regiões
(em comparação com o período homólogo anterior)

Açores: Maior crescimento percentual em hóspedes (+8%) e dormidas (+8%), com a taxa de ocupação a subir para 76% (+2 p.p.), o maior aumento nacional.

Madeira: Registou a maior taxa de ocupação do país, com 84%, apesar de uma ligeira descida de -1 p.p., face a igual período de 2023. Liderou no crescimento do ARR, com um aumento de +15%, atingindo 127€.

Norte: Crescimento de 9%  e de 4% de não-residentes, nos hóspedes e nas dormidas, respetivamente. Forte aumento do mercado norte-americano, com os EUA a representarem 12% da quota de hóspedes não-residentes (+19%).

Centro: Registou um crescimento de 5% nas dormidas de residentes, liderando neste indicador. O ARR fixou-se nos 91€, o mais baixo do país, embora se tenha verificado uma subida homóloga de 4%.

Grande Lisboa: A taxa de ocupação foi de 79%, a 2ª mais elevada do país. O ARR atingiu 166€, o valor mais alto nacional, refletindo um aumento de +5%.

Alentejo: Crescimento de 4% nas dormidas de residentes e de 12% nas receitas totais.

Algarve: Manteve-se líder nas dormidas, apesar de um crescimento moderado de 1%. O RevPAR, que foi o mais elevado do país, fixou-se nos 135€.

Mercados Emissores
(em comparação com o período homólogo anterior)

América do Norte: Manteve o forte crescimento, os EUA subiram +9% de hóspedes e +10% nas dormidas, e o Canadá registou +12% de hóspedes e +13% nas dormidas.

Polónia: Destacou-se como o mercado de maior crescimento relativo (+21% nos hóspedes e +18% nas dormidas), especialmente em regiões como a Madeira e Grande Lisboa.

Mercado Francês: Desafios e Perspetivas

Apesar do mercado francês continuar a ser um dos principais emissores de turistas e receitas para Portugal, registe-se:

Desempenho no 3.º Trimestre de 2024:

Redução de -3% em hóspedes e dormidas, confirmando a tendência decrescente desde o início do ano.

De acordo com a análise da AHP Research, e apesar da diminuição em volume, o mercado francês destacou-se pelo elevado poder de compra, gerando receitas médias de 915€ por dormida – a mais alta entre todos os mercados emissores.

Impactos Regionais:

As regiões da Grande Lisboa, Norte e Algarve continuam a captar a maioria dos turistas franceses, com destaque para o Norte que recebeu 162,5 mil hóspedes;

No entanto, foi também no Algarve e na Grande Lisboa que o mercado francês registou maiores quedas: -8% nos hóspedes e dormidas no Algarve e -6% nos hóspedes e dormidas na Grande Lisboa.

As regiões Centro e Madeira contrariaram esta tendência de contração, recebendo +6% e +4% de hóspedes franceses, respetivamente.

Contributo Económico
(em comparação com o período homólogo anterior)

De acordo com o Banco de Portugal, as receitas provenientes do turismo estrangeiro atingiram 10,6 mil milhões de euros no 3.º trimestre (+8%), representando 24% das entradas de capital na economia portuguesa. O Reino Unido liderou entre os mercados emissores, gerando 1,6 mil milhões de euros, seguido de França (1,5 mil milhões) e Espanha (1,2 mil milhões).

Transporte aéreo
(em comparação com o período homólogo anterior)

Os aeroportos portugueses movimentaram 21 milhões de passageiros (+1%), destacando-se Lisboa (9,9 milhões), Porto (4,7 milhões) e Faro (3,6 milhões). O tráfego internacional representou 82% do total do tráfego aéreo, com aumentos significativos em destinos como os Açores, que registaram o maior aumento percentual (+15%).

Fontes: INE – Instituto Nacional de Estatística, BdP – Banco de Portugal, TP – Turismo de Portugal, ANA Aeroportos, AHP Research

Sobre a Associação da Hotelaria de Portugal 

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) é a maior associação patronal da indústria hoteleira em Portugal.  Com mais de 900 associados, a AHP representa toda a Hotelaria, bem como os estabelecimentos de alojamento local coletivo - Hostels, Guesthouses e blocos de apartamentos com serviço integrado -; Resorts; TER e TH. A AHP disponibiliza um conjunto de serviços indispensáveis para a gestão e operação das empresas, centrando a sua ação no negócio dos seus associados e no futuro da Hospitality Industry. Foi reconhecida como Associação de Utilidade Pública (outubro de 2013) e em fevereiro de 2022 foi condecorada pelo Presidente da República como “Membro Honorário da Ordem do Mérito Empresarial - Classe do Mérito Comercial”, em razão dos serviços relevantes no fomento e na valorização de um setor económico.     

Gabinete de Comunicação   
Ana Rita Bentes     
T: 937 432 128 
E: ana.bentes@hoteis-portugal.pt    

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