MENU

LOGIN

Balanço & Perspetivas: hoteleiros confirmam subida na taxa de ocupação e no preço médio por quarto em 2015

Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, comenta: “Como se esperava, prevemos terminar o ano com valores superiores aos de 2014, quer da taxa de ocupação quer do preço médio por quarto vendido. As principais regiões motor do Turismo continuam a ser Lisboa, Madeira e Algarve, contudo, o Porto regista uma evolução muito interessante. Mantém-se o gap entre os “melhores” e os “piores” destinos” em termos de performance hoteleira. A taxa de ocupação quarto sofre variações de 79,72% e 36,56% e o RevPar regista máximo de 69,18 euros e mínimo de 17,50 euros”.

A AHP levou a cabo o inquérito “Balanço & Perspetivas”, dirigido aos seus associados entre 09 e 30 de novembro, do qual os hoteleiros apontam que têm expectativas que quer a taxa de ocupação por quarto quer o preço médio por quarto vendido serão “superiores ao ano anterior”.

Os hoteleiros indicam também que os melhores meses do ano de 2015 foram setembro, agosto e julho, dados idênticos aos do inquérito realizado em 2014.

Mercado francês regista grande evolução em 2015

No inquérito realizado pela AHP, o mercado que registou uma maior evolução face a 2014 foi o francês, seguido do espanhol e o nacional mas os principais mercados continuam a ser Portugal (para 19% dos inquiridos), Espanha (para 17%), França (para 15%) e Reino Unido (para 12%).

Principais Mercados (% Hóspedes)

No que respeita a segmentos, destaque para os “city breaks”, “touring/cultural” e o “MICE” que surge este ano pela primeira vez destronando o “Sol e Mar” que desce para 4ª posição.

Os segmentos com pior performance continuam a ser o “golfe” (20%), “ Turismo religioso” (19%) e “saúde e bem-estar” (14%).

Perspetivas para o Natal e Réveillon

De acordo com o inquérito realizado pela AHP os hoteleiros também estão otimistas sobre as previsões para as férias de Natal e passagem de ano. Apesar de preverem uma taxa de ocupação por quarto idêntica à do ano passado, a maioria considera que o preço médio e o RevPar serão melhores.

O mercado interno irá prevalecer na ocupação das unidades hoteleiras (para 29% dos inquiridos), seguido de Espanha e França.

A maioria das unidades hoteleiras não prevê encerrar no período do Inverno. Dos inquiridos, 90% não encerrou em 2014/2015 e 90% respondeu que não o vai fazer neste inverno. Das unidades que vão encerrar, a maioria irá fazê-lo por motivo de obras/ manutenção da unidade.

 

Hoteleiros esperam manter ritmo de crescimento em todos os indicadores em 2016

Os hoteleiros estão bastante otimistas em relação a 2016 e preveem uma melhoria generalizada de todos os indicadores: receita total, receita de alojamento, receita de F&B, taxa de ocupação por quarto, preço médio por quarto ocupado e RevPar.

De acordo com o inquérito da AHP, os hoteleiros consideram que em 2016 os melhores meses continuarão a ser setembro, agosto e julho e os piores serão janeiro, fevereiro e dezembro. Preveem uma evolução nos mercados de Espanha, Portugal, Reino Unido, frança e Alemanha que se manterão os principais mercados emissores.

Quando questionados sobre os principais constrangimentos à sustentabilidade do negócio, mantém-se as respostas que recaem sobre os custos com utilities (água, gás, eletricidade), quadro fiscal e dependência dos operadores online.

Os “city/short breaks”, “touring/cultural” e “MICE” serão os melhores segmentos para 2016.

 

Ficha técnica - Inquérito aos associados AHP

Realizado entre 09 e 30 de novembro de 2015
Amostra – 36%

Das respostas obtidas, 87% pertencem a Hotéis, 6% a Hotéis Apartamentos, 2% a Aldeamentos Turísticos, 2% a Apartamentos Turísticos, 2% a pousadas e 1% a Outros.

 

Voltar