MENU

LOGIN

HOTELEIROS PORTUGUESES PREVEEM SUBIDA DO PREÇO MÉDIO E TAXA DE OCUPAÇÃO NO VERÃO

Depois de um quadrimestre com uma evolução positiva, os hoteleiros nacionais preveem manter a tendência de crescimento nos meses de verão. De acordo com o inquérito da Associação da Hotelaria Nacional “Perspetivas verão 2015” aos seus associados – no qual foram analisadas as reservas já efetuadas para o período de julho a setembro – os hoteleiros estão otimistas e apontam subidas da taxa de ocupação, preço médio e RevPar, face ao verão de 2014.

Do total dos inquiridos, 58% dos hoteleiros espera uma taxa de ocupação por quarto (TO) acima dos 80% e 30% respondeu que deverá situar-se entre os 61 e os 80%. Estes números relevam um otimismo generalizado face às respostas obtidas no mesmo inquérito de 2014, no qual apenas 37% esperavam uma ocupação superior a 80%. Na generalidade, este ano 54% dos hoteleiros consideram que a TO será melhor do que no verão do ano passado.

No que respeita ao RevPar (preço médio por quarto disponível), as perspetivas também são animadoras. Do total, 65% dos hoteleiros estimam que o RevPar seja superior ao do verão de 2014.

Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, comenta: “Este inquérito revela um otimismo generalizado a nível nacional e manifesta a tendência de crescimento da Hotelaria. Os primeiros meses do ano foram muito positivos e, com base, nestes números e nas reservas e pré-reservas em curso, os hoteleiros têm uma expectativa elevada para os meses de verão. Por ora, apenas o Alentejo prevê manter o preço médio e o RevPar”.

A mesma responsável salienta que "embora se esteja a falar de projeções e expectativas, a realidade que os números revela é que os 4 primeiros meses do ano de 2015 continuam a demonstrar a tendência de crescimento do Turismo, afirmando-o definitivamente como um motor incontornável da economia nacional".

Em relação aos mercados emissores de hóspedes, Portugal (18%), Espanha (17%) e França (14%) serão, segundo a maioria dos inquiridos, os mais relevantes durante o verão.

Analisando as perspetivas das regiões, no que respeita à taxa de ocupação e preço médio, há a referir que o Norte (69%), Açores (64%) e Algarve (61%) são as que estimam uma melhor taxa de ocupação, comparando com 2014. No entanto, a Madeira (80%), Lisboa (78%) e Algarve (72%) lideram a TO ao afirmarem que esta será superior a 80%. Todas as regiões, à exceção do Alentejo preveem uma subida do preço médio e do RevPar.

Relativamente aos mercados, há a referir que França passa a ser o principal mercado quer no Norte quer em Lisboa. De destacar ainda a evolução de Portugal como mercado emissor para os Açores e para o Alentejo.

EXPECTATIVAS NACIONAIS
Taxa de ocupação e RevPar serão melhores no verão de 2015 e os principais mercados emissores serão Portugal, Espanha e França.

Principais mercados

EXPECTATIVAS DOS DESTINOS TURÍSTICOS (NUTS II)
Destaque para o Norte e Açores como os mais otimistas face a 2014 no que respeita à taxa de ocupação, contudo, as regiões que preveem uma muito boa taxa de ocupação são Madeira (80% dos inquiridos responderam que a taxa de ocupação será acima dos 80%), Lisboa (78% responderam que a taxa de ocupação será acima dos 80%) e Algarve (dos inquiridos 72% também responderam que será superior a 80%).


 

Voltar