MENU

LOGIN

Associação da Hotelaria de Portugal alerta: greve na TAP coloca em risco a receita turística prevista para este ano de 2014

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal alerta para o efeito prejudicial para a Hotelaria nacional, para todo o setor do Turismo e para as contas nacionais da greve convocada pelos sindicatos da TAP para o período entre o Natal e o Ano Novo.

A AHP recorda que está previsto que o ano 2014 possa vir a fechar com receita turística na ordem dos 10 mil milhões de Euros, 15 milhões de hóspedes e 45 milhões de dormidas.

Ora Luís Veiga, Presidente da AHP, reforça “A greve anunciada pelos sindicatos da TAP, a ser concretizada, irá comprometer irremediavelmente esses objetivos. O mês de Dezembro de 2014, pelas projeções feitas, e porque corresponde a um mês muito forte na hotelaria nacional, poderá vir a significar uma receita turística na ordem dos 738 milhões de Euros. A ser concretizada esta greve, que traz impactos não apenas nos quatro dias, mas pelo menos em mais dois, as contas são simples de fazer: o Estado Português perde diretamente 144 milhões de euros de receita turística e a hotelaria nacional perde 384 mil dormidas e 168 mil hóspedes. Isto para lá da repercussão económico-financeira que a greve tem sobre a própria TAP”.

Luís Veiga adianta: “Esperamos que haja bom senso e que os vários intervenientes sejam sensíveis aos diversos apelos, e que este ano turístico que tem registado uma performance exemplar, possa terminar com efeitos muito positivos sobre a nossa Balança de Transações Correntes, além de ajudar a criar valor para o futuro de Portugal enquanto destino turístico e de negócios".

Voltar