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Associação da Hotelaria de Portugal Balanço & Perspetivas: Hotelaria prevê crescimento de 2,48 p.p. em 2014 na Taxa de Ocupação

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) faz um balanço positivo de 2014, prevendo fechar o ano com bons resultados. Para 2015, as unidades hoteleiras prevêem uma melhoria da performance em todos os indicadores.

De acordo com a presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira: “Prevemos terminar o ano com uma taxa de ocupação média de 61% e um RevPar (preço por quarto disponível) de 41 euros. São dados que indicam que estamos no bom caminho e que representam um crescimento de 2,48 p.p. e 5,67%, respetivamente, face a 2013. Queremos continuar a crescer quer em termos dos níveis de ocupação, quer no que respeita ao preço, uma vez que estamos bastante abaixo de destinos que concorrem diretamente com Portugal e a nossa capacidade instalada. A par da qualidade da nossa oferta, justificam plenamente uma subida de preços. Em termos de hóspedes e dormidas isso significa que ultrapassaremos os 15 milhões de hóspedes e os 45 milhões de dormidas”.

O inquérito “Balanço & Perspetivas”, realizado aos associados da AHP entre 12 e 18 de novembro, comprova os bons resultados de 2014. Do total dos inquiridos, 46% indica que a taxa de ocupação por quarto foi “um pouco acima do previsto” e 27% afirma que ficou “claramente acima do previsto”. No que respeita ao preço médio por quarto vendido, 40% dos hoteleiros considera que este indicador esteve “em linha com o previsto” e 33% indica “um pouco acima do previsto”.

Os melhores meses do ano, quer em termos de taxa de ocupação, quer em preço médio por quarto vendido foram julho, agosto e setembro.

Portugal, Espanha e França com evolução positiva
De acordo o Turismo de Portugal, até setembro as unidades hoteleiras registaram uma evolução positiva no mercado nacional e nos principais mercados, à exceção da Holanda que baixou 1,8% em comparação com o mesmo período de 2013.

No inquérito realizado pela AHP, Itália, Irlanda, Holanda, Bélgica e EUA tiveram uma evolução idêntica ao ano passado e o mercado interno, espanhol e francês e registaram uma melhor performance. Os principais mercados continuam a ser Portugal, Espanha, França, Alemanha e Reino Unido.

Em termos de regiões, destaques para o Norte e Centro que têm o Brasil como um dos mercados com melhor performance e o mercado espanhol que registou uma melhoria da performance quer no Norte quer em Lisboa. De salientar uma descida do mercado russo quer em Lisboa quer na Madeira.

No que respeita a segmentos, destaque para os city/short Breaks, touring/cultural e sol e mar.

Hoteleiros prevêem melhoria da performance em 2015
As perspetivas para 2015 são de crescimento e melhoria da performance em todos os indicadores: receita total, receita de alojamento, receita de F&B, taxa de ocupação por quarto, preço médio por quarto ocupado e RevPar.

De acordo com o inquérito da AHP, os hoteleiros consideram que, à semelhança deste ano, em 2015 os melhores meses serão julho, agosto e setembro. Prevêem também uma evolução no mercado interno, espanhol, francês, alemão e inglês.

Os city/short breaks, touring/cultural e sol e mar continuarão a ser os melhores segmentos para 2015.

Quando questionados sobre os principais constrangimentos à sustentabilidade do negócio, as respostas recaem sobre os custos com utilities (água, gás, eletricidade), quadro fiscal e dependência dos operadores online.

 

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