MENU

LOGIN

26º CONGRESSO NACIONAL DA HOTELARIA E TURISMO

No ano em que Portugal volta a bater recordes de turistas e em que o Turismo reforça o seu papel como um dos grandes atores da recuperação económica de Portugal, a AHP organiza o maior fórum de debate dos temas da indústria do Turismo, mais concretamente da Hotelaria.

“Re.evolução – a força de recomeçar!” é o tema da edição deste ano que decorre até terça feira, dia 21, e que irá contar com a participação de várias personalidades nacionais e internacionais, que irá centrar-se nos desafios que o setor do Turismo enfrenta atualmente.

O presidente da AHP, Luís Veiga, preside à sessão de abertura do Congresso e reafirma a importância estratégica do setor na economia portuguesa: “Os últimos anos foram decisivos para a afirmação do Turismo como atividade económica e social, liderando as exportações de serviços a nível nacional. Em 2014, o Turismo está com um ritmo de crescimento de dois dígitos em vários indicadores e continuará a crescer, merecendo o olhar atento dos investidores do setor e de outras atividades económicas”.

“O 26º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo é o ponto de encontro dos profissionais da hotelaria e turismo e onde iremos debater os atuais desafios com que estes profissionais se deparam no dia-a-dia. Vamos abordar diversas questões como a revitalização do mercado interno, as tendências do Turismo e a regeneração dos destinos”, adianta Luís Veiga.

Temas em debate durante o Congresso

“Revitalizar o mercado interno” é o tema do primeiro painel, que irá abordar a questão da importância da recuperação e fidelização dos turistas nacionais e da necessidade de rever o peso do “mercado alargado”, nomeadamente a proximidade que o País e, em particular Braga, tem com Espanha. Deve o setor trabalhar numa perspetiva de mercado luso-ibérico? Como cativar os turistas nacionais e fidelizar os turistas espanhóis? Que futuro têm os portais institucionais como o Visit Spain e o Visit Portugal na venda dos destinos? Estas são algumas das questões a serem debatidas.

Segue-se o painel “Reanimar a economia das empresas. Mecanismos disponíveis”, centrado nas matérias financeiras e no novo quadro comunitário de apoio, e que vai contar, com a participação do Presidente da CCDR Norte, Emídio Gomes, Paulo Azevedo, Presidente da Comissão instaladora da Instituição Financeira de Desenvolvimento; Jorge Abrantes, Vogal do Turismo de Portugal e José Castelão Costa, Presidente das Pousadas de Portugal.

No terceiro painel irá discutir-se como devem os destinos, cidades ou bairros responder às tendências e aos desafios permanentes, bem como à necessidade de regeneração,

A tarde finda com duas mesas redondas: Como devem os hotéis fazer parte do novo ambiente digital? e Quais são as últimas tendências globais do transporte, consumo e hotelaria?

No segundo dia do Congresso, destaque para um grande desafio - o F&B como um ponto crítico do negócio hoteleiro - Restaurantes, estar ou não estar num hotel? Como replicar o conceito e o sucesso para os restaurantes de hotel?

E para fechar, a AHP dará a conhecer alguns casos internacionais verdadeiramente Re.Evolucionários: Repricing, Rebuilding, Repositioning, Rebranding e Rebalance.

Voltar