MENU

LOGIN

"Descobriram Portugal. E Agora?!" - Coimbra recebe a próxima edição do congresso da AHP, de 15 a 17 de novembro

Num ano em que a Hotelaria portuguesa regista um excelente desempenho e o Turismo consolida posição de destaque na economia nacional, a AHP - Associação da Hotelaria de Portugal realiza o seu 29º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, de 15 a 17 de novembro, no Convento São Francisco, em Coimbra. Mais uma vez dois dias de debate vivo e participado sobre os desafios e oportunidades que o presente e futuro do Turismo apresentam para o País e para os empresários do setor.

“Descobriram Portugal. E Agora?!”

Como crescer sem perder a identidade? Como divulgar outros destinos em Portugal e distribuir no território as oportunidades que o Turismo traz? Como gerir as infraestruturas aeroportuárias no quadro atual e perante o crescimento? Que novas tendências se perspetivam, do alojamento às tecnologias e à gestão de pessoas? Em suma: manter a capacidade de atração de, e por, Portugal é a chave do sucesso e, por isso, o quadro da reflexão que a AHP se propõe aprofundar nos dois dias do congresso.

O tema central do Congresso é o ponto de partida para os vários painéis nos quais irão participar prestigiados oradores, como Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros; Doug Lansky, Travel Writer e Tourism Development Advisor; e Mike Ferguson, Managing Director da Intelligent Business Strategies Limited.

 

Na apresentação do 29º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, o presidente da AHP, Raul Martins, destacou: “A força e entusiasmo com que o Mundo está a descobrir Portugal tem-nos feito bater sucessivos recordes no Turismo e na Hotelaria. Contudo, é fundamental responder aos desafios que este crescimento nos traz e ver para lá da linha do horizonte, para preparar o futuro. Estamos numa posição privilegiada, pelo que é o momento de potenciar Portugal para que seja um destino europeu de referência.”

O Congresso terá início no dia 15 de novembro, quarta-feira, com o já habitual Get Together, encontro de networking entre congressistas e parceiros, que terá início às 19h00.

O primeiro dia, 16 de novembro, abre com o painel “Turismo e a Europa das Regiões” moderado por Ricardo Costa, Diretor-geral de Informação do Grupo Impresa. O Keynote Speaker é Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros, seguindo-se uma mesa de debate com três responsáveis políticos. A riqueza e a diversidade de culturas locais e regionais como parte da identidade nacional dos países, bem como a sua importância para o desenvolvimento turístico dos destinos estarão em debate neste primeiro painel, a par do posicionamento da Europa no mundo em cotejo com os outros blocos regionais.

 

As acessibilidades aéreas de Portugal são o mote do segundo painel “A Condição periférica de Portugal. Os desafios do transporte aéreo” que conta como moderador com a experiência de António Trindade, CEO do Porto Bay Hotels & Resorts. Pode haver uma visão e estratégia parcialmente transversais às companhias aéreas e de cruzeiros, bem como às infraestruturas aéreas e portuárias? Devemos continuar a diversificar mercados, ou estamos num equilíbrio em que é preferível focar nas rotas mais rentáveis? Quais os desafios que se colocam? Serão os tópicos debatidos numa mesa que conta com responsáveis das infraestruturas aeroportuárias, de companhias aéreas e de cruzeiros.

 

“Como crescer sem perder a identidade?” é o tema do terceiro painel, moderado por Miguel Júdice, Administrador do Hotel Quinta das Lágrimas, e que terá Doug Lansky, Travel Writer e Tourism Development Advisor, como Keynote Speaker Na medida certa, o turismo pode ser o maior trunfo de um país. Mas o que é “ a medida certa”? Crescer de forma sustentável é o maior desafio com que se deparam cidades como Lisboa e Porto. Doug Lansky, que viajou nos últimos 20 anos por mais de 120 países, é autor de 10 livros, colunista em diversos jornais e revistas e orador em conferências como o TEDx ou a ITB, abrirá o debate e estimulantes pistas de reflexão.

 

No último debate do primeiro dia, os ativos humanos das empresas do setor, nomeadamente na hotelaria serão o tema central. Para fazer crescer a rentabilidade das empresas há que aproximar os nossos preços dos praticados por destinos concorrentes e com isto há também, e cada vez mais, que surpreender pela qualidade no serviço prestado. Então como fazê-lo? Como atrair mais pessoas para o setor? Qual o papel da formação? Como dignificar as carreiras? Que compensações dar aos colaboradores? Que legislação laboral é necessária para um sector considerado excecional? Frederico Costa, Administrador do Grupo Pestana, é o moderador do painel “As Pessoas: a aposta de sempre, os reptos do futuro”.

 

No dia 17 de novembro, a manhã abre com case studies aplicados à hotelaria apresentados por duas empresas internacionais de tecnologia, seguindo-se um debate fundamental sobre o futuro do Hotel Revenue Management. Mais do que aumentar o RevPar, aumentar o net revenue é o grande objetivo dos empresários da hotelaria. Este primeiro painel terá como tema “The Future of Hotel Revenue Management: Big Data, Business Intelligence & Analytics para hoteleiros” e contará com Mike Ferguson, Managing Director da Intelligent Business Strategies Limited, como Keynote Speaker. Orador de referência na área da Big Data e Business Intelligence, Mike Ferguson é também professor universitário e conta com mais de 35 anos de experiência na área.

 

“Novas tendências do alojamento – The Hotel. The Hostel. The House” encerra o 29º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo. São os hotéis de pequena escala uma tendência ou um negócio? “Is small really beautiful?” Hotels vs Hostels – É o “S” a única diferença? “Is the house the new hotel”? Rodrigo Machaz, Diretor-Geral do Memmo Hotels, é o moderador deste painel que contará com a apresentação de um case study internacional.

 

As inscrições para o congresso encontram-se abertas até 6 de novembro. Para usufruir de condições especiais, os interessados poderão fazer a inscrição até 15 de outubro em http://www.congressoahp.pt     

 

 

Sobre a AHP

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal é a maior associação patronal da indústria hoteleira, cujos associados representam mais de 60% do número de quartos da hotelaria nacional.

A AHP é uma instituição centenária que promove um conjunto de serviços indispensáveis às pequenas e médias empresas, centrando a sua ação no negócio e futuro dos seus associados e tornando-a, assim, de maior relevância no espaço associativo.

Foi reconhecida como associação de utilidade pública em outubro de 2013.

Sobre os Congressos da AHP

O Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, organizado pela AHP – Associação da Hotelaria de Portugal reúne anualmente mais de 450 participantes. Os Congressos da AHP são uma excelente oportunidade de conhecimento dos temas mais atuais debatidos pelo setor e uma forma privilegiada de contacto com aqueles que são os responsáveis máximos do negócio da Hotelaria e do Turismo em Portugal e no Mundo. Em 2016, o Congresso realizou-se em Ponta Delgada, Évora recebeu a edição de 2015 e este ano realiza-se em Coimbra.

Voltar