MENU

LOGIN

Hotelaria espera os melhores resultados de sempre

Hotelaria espera os melhores resultados de sempre Gasto médio nos hotéis tende a crescer. Associação da Hotelaria de Portugal estima novo recorde na Páscoa.  
 
Este ano será "de novos recordes" para o setor hoteleiro, prevê Raúl Martins, presidente da AHP. O responsável falava na apresentação da conferência "Portugal & Espanha: Balanço, Perspetivas e Tendências da Hotelaria", que decorreu na BTL, em Lisboa. Isto porque 2016 foi o melhor ano da história do Hotel Monitor, inquérito realizado pela AHP junto dos seus associados, ultrapassando mesmo o ano de 2007, historicamente o melhor ano do setor.  
 
No ano passado, as unidades hoteleiras ultrapassaram os dados históricos de 2007 em todos os indicadores. A taxa de ocupação por quarto atingiu os 68% a nível nacional em todas as categorias, mais 3% que em 2015, e a procura bateu recordes, apesar do aumento da oferta. Só em 2016 abriram 75 estabelecimentos hoteleiros, num total de 6620 quartos de hotel. No final do ano, a AHP quantificava 1238 hotéis.  
 
Todos os destinos registaram aumentos a nível do preço médio por quarto ocupado, que chegou aos 80 euros a nível nacional, valor que ainda não tinha sido atingido a nível absoluto, mais 8% que no ano anterior. Também o RevPar cresceu a dois dígitos em todos os destinos à exceção do Estoril/Sintra, que cresceu 7%, fixando a média nacional nos 55 euros, mais 13% que no ano passado.  
 
Em 2016, mais estrangeiros visitaram o país, ganhando terreno nas dormidas e hóspedes em detrimento do mercado nacional, representando 73% do total. Reino Unido e Alemanha foram os principais mercados emissores, seguidos pela França e por Espanha.  
 
Forte expetativa para a Páscoa  
 
Depois de um período de Carnaval positivo, os hoteleiros esperam uma Páscoa ainda melhor, num ano que se prevê que seja de novos recordes para a hotelaria nacional.  
 
Um inquérito da AHP, feito aos seus associados, revela que, no período de Carnaval, 66% das unidades hoteleiras inquiridas obtiveram uma melhor taxa de ocupação este ano e um melhor preço médio (64%) que em 2016, bem como um melhor RevPar (65%), e agora preveem que a Páscoa seja ainda melhor.  
 
Para o fim de semana de Páscoa, de 13 a 15 de abril, as expetativas são de valores mais elevados face ao ano passado em quase todos os indicadores, com destaque para o preço médio por quarto ocupado, receita de alojamento, RevPar e a receita total. O Algarve é a região mais otimista em relação ao fim de semana em causa.  
 
70 novos hotéis até 2019 Portugal deverá ter 70 novos hotéis até 2019, acrescentando à oferta atual cerca de 5600 quartos. A consultora Cushman & Wakefield, no seu "Business Briefing – Atividade Turística Portugal", "mais um ano recorde para o turismo", com crescimentos próximos dos dois dígitos em número de visitantes e estadias.  
 
Segundo esta publicação, os turistas estrangeiros representam 72% das dormidas no país, sendo que a região da Madeira, Algarve e Lisboa são as mais concorridas, ao invés do Alentejo e da região Centro.  
 
O Reino Unido é o principal emissor, com 24% de todos os visitantes estrangeiros, seguido pela Alemanha, com 14%, e de Espanha com 10%. Gastam uma média diária em Portugal de 114 euros.  

 

in Vida Económica

Voltar