MENU

LOGIN

Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional convidado do almoço mensal da Associação da Hotelaria de Portugal: o acordo “Portugal 2020”

O almoço mensal da Associação da Hotelaria de Portugal que teve ontem lugar no Tiara Park Atlântico Lisboa contou com a presença, como orador, do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional. Miguel Poiares Maduro falou sobre “O Turismo no próximo Quadro de Programação dos Fundos Europeus”.

Luís Veiga, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, antecedeu a intervenção do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional dando a conhecer algumas preocupações do setor relacionadas com o acesso aos financiamentos e à perspetiva aberta com o recente diploma da reabilitação urbana de vir a acrescentar ainda mais oferta ao alojamento ilegal, encadeamento e a nova estrutura dos fundos comunitários.

“O Turismo tem mostrado capacidade de se expandir, procurar novos mercados e dinamizar a economia e no próximo ciclo de fundos europeus assume-se precisamente o reforço da competitividade e internacionalização dessas atividades económicas”, afirmou o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional.

Miguel Poiares Maduro acrescentou que “as empresas vão ser as principais destinatárias dos fundos. Temos oito mil milhões de euros do próximo quadro que serão destinados às empresas. Desses oito mil milhões de euros, seis mil milhões serão para as pequenas e médias empresas”.

“O setor do turismo é um setor transacionável e como tal enquadrável nos eixos prioritários do programa operacional da competitividade e internacionalização, bem como nos eixos correspondentes dos programas regionais, ou seja, poderão candidatar-se, quer a avisos de concursos desenvolvidos pelo programa temático nacional, quer por programas regionais onde essas empresas se instalam, sendo que nós vamos, no contexto do próximo quadro, ter um portal comum que permita a qualquer agente facilmente conhecer qual é o programa que pode ter áreas de intervenção, de apoio ao financiamento que lhe possa interessar", explica Poiares Maduro.

“Estamos, neste momento, a preparar os regulamentos, que irão estabelecer em detalhe os critérios de elegibilidade e, os concursos. Estarão prontos durante o Verão”, finalizou.

Luís Veiga concluiu que “a vinda do Dr. Poiares Maduro foi muito elucidativa para os nossos associados. Aguarda-se que os regulamentos sejam publicados rapidamente e venham definir critérios claros que permitam apoiar os projetos do turismo para que as nossas empresas possam crescer e aumentar as dormidas de não-residentes”.

Voltar