MENU

LOGIN

Páscoa 2014 positiva para os hoteleiros portugueses

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) realizou um inquérito junto dos seus associados para avaliar quais as expectativas para a Páscoa. O inquérito incide sobre dois períodos distintos: o período coincidente com as férias escolares, de 5 a 21 de abril, e o fim-de-semana da Páscoa, de 17 a 21 de abril.

A Páscoa, período de férias para muitos portugueses e estrangeiros, traz perspetivas otimistas para o setor. “Nos dois últimos anos, as respostas obtidas neste inquérito revelaram uma tendência negativa. Ao contrário, este ano, os hoteleiros estão otimistas, sendo que alguns prevêem mesmo esgotar neste período. De resto, os resultados obtidos estiveram alinhados com as perspetivas vertidas no inquérito. De acordo com o AHP Tourism Monitor, de março de 2013, os resultados nacionais em termos de Taxa de ocupação foram de 50,9% e RevPar 29,10€”, afirma Cristina Siza Vieira, presidente da Direção Executiva da AHP.

“Em 2014, o fim-de-semana da Páscoa será o mais positivo dos dois períodos deste inquérito”, conclui a responsável da AHP.

Este ano, os hoteleiros mais otimistas são os do Algarve e Lisboa, com 90% e 68% dos inquiridos, respetivamente, a considerarem que este será um período melhor que o homólogo do ano anterior.

Destacam-se os seguintes resultados para o período do fim-de-semana (período homólogo ao inquirido no ano passado):

EXPECTATIVAS NACIONAIS

Relativamente ao ano de 2014, 63% das respostas considera que a Receita Total vai ser melhor, enquanto 21% avaliam uma Receita Total idêntica à Páscoa de 2013.

No indicador taxa de ocupação quarto 48% dos inquiridos espera uma taxa superior ao ano transato, 40% dizem que esta ocupação será idêntica e 12% prevê uma taxa de ocupação quarto inferior.

No que respeita ao preço médio por quarto disponível, 58% das unidades hoteleiras inquiridas espera uma melhoria de preços, 23% conta com valores idênticos e 15% das unidades considera que o preço médio por quarto vendido vai ser inferior.

DESTINOS TURÍSTICOS (NUTS II)

Destaque para o Centro como o mais pessimista em termos de RevPar, a que se junta o Alentejo em termos de taxa de ocupação quarto.

Ficha Técnica

A AHP realizou este inquérito a nível nacional entre os dias 28 de março e 3 de abril, junto de 508 unidades hoteleiras. A amostra é de 28%. Na Região Autónoma da Madeira a amostra não foi representativa.

Os resultados do inquérito “Páscoa 2014” estão integralmente disponíveis no Knowledge Center do TTT (www.ahp-ttt.com).

Voltar