MENU

LOGIN

Programa de Responsabilidade Social da AHP já entregou 26 mil bens a instituições

AHP dá a conhecer a nova fase do programa e apresenta “HOSPES”

 

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal apresentou esta quarta-feira, 28 de junho, o balanço e o futuro do seu Programa Corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e da Secretária de Estado da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

 

 

A AHP já entregou 26 mil bens a 33 instituições de Solidariedade Social, em apenas quatro anos, através deste Programa.

 

Camas, colchões, almofadas, roupa de cama, atoalhados, toalhas de mesa, cortinados, tapetes, mobiliário, televisões e equipamentos industriais de cozinha, entre muitos outros, são alguns dos bens doados por 66 hotéis associados, através da AHP.

 

Estima-se que, entre 2013 e 2016, o valor das doações por parte dos hotéis tenha atingido os 500 mil euros. Por seu turno, o custo de substituição dos  bens e equipamentos doados por novos terá sido aproximadamente de 2 milhões de euros.

 

A importância deste programa destaca-se quer pelo cariz social, quer pela vertente ambiental, uma vez que a reintrodução dos bens usados na economia social gera impactos positivos sobre o ambiente, pela reutilização e reciclagem de bens e a redução de consumos.

 

Raul Martins, presidente da AHP, no seu discurso de boas vindas, destacou o sucesso de um programa de Responsabilidade Social nascido em plena época de crise económica. “Tal como outros setores, os resultados da hotelaria registaram-se importantes perdas. Entre 2009 e 2013 muitas empresas do setor turístico fecharam portas e outras fizeram duros sacrifícios. Porém, nesses anos tão conturbados, constatámos que havia setores económicos em piores condições do que o nosso e que as dificuldades que sentíamos eram bem menores do que as carências por outros sofridas”.

 

No final de 2012 nasceu este projeto de doação de bens, que rapidamente ultrapassou expectativas e permitiu criar uma verdadeira rede de partilha, um esforço conjunto e articulado, concretizando a verdadeira Responsabilidade Social Corporativa”, referiu Raul Martins.

 

O Presidente da Associação da Hotelaria de Portugal destacou por fim o lançamento do novo Programa Corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental da Associação – o Programa HOSPES – e a vontade de ir ainda mais longe. “Vamos entrar numa nova fase da economia de partilha, mais fecunda e abrangente e também mais ambiciosa “.

 

AHP APRESENTA “PROGRAMA HOSPES”

O programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental cresceu, evoluiu e ganhou uma nova escala. Já não é só um conjunto de ações pontuais, iniciativas ou campanhas. Por isso, o programa irá entrar numa nova fase, apresentada por Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP.

 

A AHP atribuiu uma nova identidade ao Programa, que irá funcionar como umbrela e que traduz todas as dimensões do mesmo. “Programa HOSPES” é a nova denominação que remete para a raiz latina da palavra Hotel e que pode significar anfitrião, hospedeiro, visitante, hóspede e estrangeiro. Com a escolha deste nome para o programa de Responsabilidade Social, afirma-se que a hotelaria cumpre o verdadeiro sentido que a raiz da própria palavra HOSPES contém: aquele que é acolhido, aquele que acolhe, a relação ou a sinergia que se estabelece entre os dois. E também a vertente ambiental, pois temos vários projetos nessa área. O nome do programa inclui também a noção de que somos todos hóspedes do nosso planeta.

Por isso a sua denominação é “Hospes – Sharing is Caring”.

 

RECONHECER UM ESFORÇO CONJUNTO | MÉRITO, CONFIANÇA, NOTORIEDADE

Os Selos, atribuídos anualmente desde 2015, têm como finalidade distinguir as unidades hoteleiras que contribuem para o desenvolvimento sustentável da atividade, bem como envolver os hoteleiros na temática da Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental. Estes símbolos foram também objeto de rebranding, incluindo o seu alinhamento com o nome do Programa.

Durante o ano de 2016, foram 45 os hotéis que participaram no projeto de Responsabilidade Social Corporativa da AHP e, por isso, foram reconhecidos na cerimónia da passada quarta-feira. No decorrer da iniciativa, foram ainda atribuídos 89 Selos de Sustentabilidade Ambiental.

 

FUTURO

A AHP irá ainda lançar no futuro uma plataforma que irá funcionar como um agregador. “Vamos envolver não só os hotéis como todos os parceiros fornecedores de bens e equipamentos e as instituições, articulando-se na procura e oferta através da AHP, e abrangendo outras iniciativas, na área da inclusão e experiências profissionais”, concluiu Cristina Siza Vieira.

 

 

UM AGRADECIMENTO ESPECIAL DE MARCELO REBELO DE SOUSA

Marcelo Rebelo de Sousa, padrinho da iniciativa desde 2015, na sua intervenção, saudou “o dinamismo” da Associação da Hotelaria de Portugal, salientando a importância do projeto e a continuidade do seu processo de crescimento. “Conseguiram o que é difícil: dar continuidade a uma iniciativa, tendo a noção exata dos passos que é preciso dar”, salientou o Presidente da República, destacando a criação da plataforma online HOSPES como “o passo que é a sequência lógica daqueles dados no passado”.

 

“Merecia ser destacado – e merece hoje ser destacado – o mérito de quem arrancou com uma ideia numa das piores fases da sua vida coletiva e, ainda assim, percebeu que havia quem estivesse muito pior, que havia instituições de solidariedade social que precisavam muito mais desse apoio. E, em vez de pensar numa postura egocêntrica ou egoísta, teve uma visão solidária”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Salientando o bom momento que o setor do turismo nacional vive, o Presidente da República salientou a importância de transformar “em estrutural aquilo que para já é conjuntural. É no conjuntural que começa o estrutural”, referiu, “como há que transformar em estrutural este projeto de responsabilidade social lançado pela Associação”. “E é esse passo que hoje começa a ser dado. E por aqui não vai ficar: conhecendo o vosso passado, não vai ficar por aqui o número de hotéis, o número de instituições beneficiadas, o número de bens doados”, concluiu.

 

O Presidente da República saudou ainda a rápida ação da Associação de Hotelaria de Portugal face à tragédia dos incêndios que assolaram algumas regiões do país nos últimos tempos. “A vossa Associação soube perceber de imediato que é preciso dar uma resposta rápida a uma situação emergente de tragédia e que não podia esperar. Poderiam dizer ‘já temos este projeto de Responsabilidade Social do nosso grupo, não temos disponibilidade para enfrentar este desafio’. Mas juntaram esse desafio aos outros”, salientou.

 

“Quando cá vim como candidato, vinha agradecer-vos pelo que já era realizado pelas vossas mãos. Agora venho, como Presidente da República, continuar a agradecer e certamente virei, ano após ano, até ao término do meu mandato”, concluiu Marcelo Rebelo de Sousa, “E o Presidente da República quando aqui vem não vem apenas como cidadão, vem como representante de todos os portugueses agradecer à Associação que reúne os hoteleiros de Portugal pelo que tem feito, pelo que está a fazer e pelo que continuará a fazer em termos de responsabilidade social”.

 

 

Instituições apoiadas até junho de 2017:

                Amorama – Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos | Associação Vale de               Acór | Crescer na Maior – Associação de Intervenção Comunitária | Desafio Jovem |    Girassol Solidário – Associação de Apoio dos Doentes Evacuados de Cabo Verde |      Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores | União das Misericórdias                 Portuguesas | Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família -               CrescerSer | ADM Estrela - Associação Social e Desenvolvimento | Associação Bagos           Douro | Associação Estrela Guia | Santa Casa da Misericórdia de Lisboa | Banco de Bens                Doados - Entrajuda | Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro |    Abraço - Associação de Apoio a Pessoas com vih/sida | Fundação António Aleixo | PLAS               - Plataforma Social de Odemira | Fundação AFID Diferença | Instituto da Imaculada          Conceição | Solfraterno | ABLA - Associação de Beneficência Luso-alemã | ARIA -            Associação de Reabilitação e Integração Ajuda | BUS - Bens de Utilidade Social |             Comunidade Vida e Paz | Cruz Vermelha Portuguesa | Santa Casa da Misericórdia de                 Coimbra | MJAC - Associação | Direção Geral De Reinserção e Serviços Prisionais |          Associação Social e Cultural da Tôr | Raríssimas - Assoc. Nacional de Deficiências Mentais    e Raras | Casa dos Rapazes | Centro de Apoio Temporário para Refugiados da Câmara               Municipal de Lisboa | Somos Nós – Associação para a Autonomia e Integração          de           Jovens Deficientes | Conselho Português Para os Refugiados | Casa dos Rapazes |                 Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Portugueses.

 

 

 

Hotéis Distinguidos com os Selos da AHP referentes ao ano de 2016

 

Nas duas Categorias de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental:

                Altis Avenida │ Altis Belém Hotel & SPA │Altis Grand Hotel │Altis Prime │ Altis   Suites│Details Hotels & Resorts │ DoubleTree by Hilton Lisbon - Fontana Park    │Hotel Intercontinental Lisbon │ Stay Torres Vedras Centro │ Stay Faro Centro│ Stay      Guimarães Centro│ Hotel Almedina Coimbra Centro │Hotel Santa Clara Évora    Centro │ Inspira Santa Marta Hotel │Neya Lisboa Hotel │Hotel Olissippo Lapa Palace │ Hotel   Quinta das Lágrimas │ Quinta do Moinho de Vento│ Vila Galé Albacora │ Vila Galé     Ampalius │Vila Galé Atlântico │ Vila Galé Cascais │Vila Galé Cerro Alagoa │Vila Galé       Clube de Campo │ Vila Galé Coimbra │Vila Galé Douro│ Vila Galé Ericeira │ Vila Galé      Estoril │Vila Galé Évora │ Vila Galé Lagos │Vila Galé Marina │ Vila Galé Náutico │Vila Galé            Ópera │Vila Galé Collection Palácio dos Arcos │ Vila Galé Porto │ Vila      Galé Praia │Vila                Galé Santa Cruz │ Vila Galé Tavira

 

Na Categoria de Responsabilidade Social:

                Hotel Aveiro Center │ Hotel das Salinas │ Hotel Mundial │ Hotel Marquês de Pombal │ Hotel Roma │ Ritz Four Seasons Hotel Lisboa │ Pestana Hotels Group

 

Na Categoria de Sustentabilidade Ambiental:

                Four Views Baía | Four Views Monumental | Four Views Oásis | Pestana Alvor Park | Pestana Bahia Praia | Pestana Carlton Madeira | Pestana Casino Park Hotel | Pestana D. João II |Pestana Palace | Pestana Palms | Pestana Viking | Salgados Palace | Salgados Palm Village | Hotel Lago Montargil | Palácio do Governador | Morgado Golf & Country Club | Salema Beach Village | Salgados Dunas Suites | Salgados Vila das Lagoas | São Rafael Atlântico Hotel | São Rafael Suites Hotel | Hotel Açores Atlântico | Açores Lisboa | Hotel do Canal | Hotel Marina Atlântico | S. Miguel Park Hotel | Terceira Mar Hotel | Terra Nostra Garden Hotel | Hotel Baía Cascais | Hotel Holiday Inn Porto Gaia | Hotel Intercontinental Estoril | Hotel Quinta da Marinha Resort | Hotel Rural Vale do Rio | Eden Mar | Hotel PortoBay Falésia | Hotel PortoBay Liberdade | Hotel Porto Mare | Hotel PortoBay Marquês | Hotel Porto Santa Maria | Hotel PortoBay Serra Golf | The Cliff Bay | The Residence |Pousada de Condeixa Coimbra| Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort |Skyna Hotel Lisboa |Torre de Gomariz Wine & SPA |Areias do Seixo - Empreendimentos Hoteleiros | Hotel Savoy Gardens | Hotel Royal Savoy | Penha Longa Resort

 

 

 

Sobre a AHP

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal é a maior associação patronal da indústria hoteleira, cujos associados representam mais de 60% do número de quartos da hotelaria nacional. A AHP é uma instituição centenária que promove um conjunto de serviços indispensáveis às pequenas e médias empresas, centrando a sua ação no negócio e futuro dos seus associados e tornando-a, assim, de maior relevância no espaço associativo. Foi reconhecida como associação de utilidade pública em outubro de 2013.

 

Veja aqui as imagens do evento.
 

Voltar