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Estudos & Research

 ESTUDOS & RESEARCH 

O conhecimento e o acesso a informação fidedigna constituem a base fundamental para que os decisores, investidores e agentes do setor do turismo e da hotelaria definam estratégias e opções de crescimento.

Nesse sentido, a produção de estudos, baseados na informação estatística específica do setor, no comportamento do mercado hoteleiro, na avaliação do seu posicionamento e perspetivas de crescimento, é um dos grandes objetivos da AHP-Associação da Hotelaria de Portugal.

É objetivo da área de Estudos & Research da AHP divulgar o desempenho dos hotéis a nível nacional, tendo por base a recolha, avaliação e estudo dos dados estatísticos do Hotel Monitor, a mais poderosa ferramenta de análise estatística da hotelaria, detida pela AHP.

A importância de um conhecimento in continuum induz ainda a necessidade de difundir, a par de estudos anuais do setor hoteleiro, informação trimestral.

 AHP HOTEL SNAPSHOT 

AHP Hotel Snapshot

Sabemos que, num mercado em constante evolução, ter uma visão transversal do setor é essencial para antecipar tendências e posicionar o seu hotel.
AHP Hotel Snapshot é o raio-x trimestral à performance da hotelaria portuguesa, que conjuga uma visão micro da operação hoteleira com uma visão macroeconómica, para uma melhor compreensão do setor que mais contribui para o crescimento da economia nacional.
 

 

Para mais informações sobre Estudos & Research contacte o Gabinete de Estudos & Estatísticas:
Tel: 213 512 360 | E-mail: gab.estudos@hoteis-portugal.pt
 

Estatísticas | Tourism Monitors

O Gabinete de Estudos e Estatísticas da AHP desenvolve e presta informações estatísticas nas áreas do Turismo e da Hotelaria com o objetivo de melhorar os resultados económicos da operação hoteleira em Portugal, potenciar o relacionamento entre a AHP e as Instituições públicas do setor do turismo e, principalmente, apoiar os associados na gestão das suas unidades hoteleiras.

A cargo do Gabinete de Estudos e Estatísticas estão os AHP Tourism Monitors:
• Hotel Monitor
• Spa & Thalasso Monitor
• Passenger Monitor
• Future Monitor
• Hip Charme Monitor

Através dos AHP Tourism Monitors, o gestor hoteleiro tem à sua disposição um instrumento de gestão útil e exclusivo que lhe permite, nomeadamente, obter indicadores mensais operacionais e de mercado da actividade por zona geográfica e categoria de alojamento, permitindo assim comparar performance de actividade com hotéis do mesmo segmento.

Os AHP Tourism Monitors são suportados por um programa informático próprio que permite, a qualquer momento, que todas as empresas aderentes possam consultar o histórico da sua informação e elaborar estudos de posicionamento da sua unidade hoteleira em relação à sua área ou a qualquer outra área geográfica portuguesa.

Através da assinatura do protocolo com a AHP, a empresa compromete-se à prestação mensal da informação solicitada, através de um sistema informático seguro e confidencial. Em troca, receberá o acesso aos Monitors (para os quais disponibiliza dados) como instrumento de gestão do seu hotel. O acesso é garantido por “password” atribuída pela AHP, e só será interrompido se a empresa não fornecer a informação mensal. 

Esta ferramenta de apoio à gestão é totalmente gratuita para todos os hoteleiros do país.

A AHP está, neste momento, a trabalhar na nova versão dos AHP Tourism Monitors.

Para saber mais contacte a AHP:
Gabinete de Estudos e Estatísticas
Tel: 213 512 360 | E-mail: gab.estudos@hoteis-portugal.pt

Inquéritos
22 November 2017

Inquérito Web Summit 2017

De acordo com o inquérito realizado, pela AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, junto dos seus associados da área metropolitana e da cidade de Lisboa, a Web Summit 2017, que se irá realizar de 6 a 9 de novembro, terá um impacto bastante positivo na performance das suas unidades hoteleiras.

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26 July 2017

Inquérito Resultados do Carnaval- Previsões Páscoa 2017

Através do inquérito lançado pela AHP aos seus associados, realizado entre 6 e 10 de março, conclui-se que, no período de Carnaval, 66% das unidades hoteleiras inquiridas obtiveram uma melhor taxa de ocupação este ano do que em 2016, assim como um melhor preço médio (64%), e um melhor RevPAR (65%). A estada média foi idêntica à do período homólogo para 57% dos inquiridos. Em relação às expectativas para a Páscoa, a AHP analisou tanto o período global das férias escolares como o fim de semana. Para o período das férias escolares os hoteleiros preveem uma melhor performance das receitas totais de alojamento, dos preços e da taxa de ocupação quarto, com uma estada média estável.

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26 July 2017

Inquérito "Papa Francisco – O impacto na Hotelaria"

Hotelaria de Fátima com 99% de taxa de ocupação na noite de 12 para 13 de maio.

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18 July 2017

Inquérito Perspetivas Verão 2017

De acordo com o inquérito da AHP “Perspetivas Verão 2017” – no qual foram analisadas as reservas já efetuadas para o período de julho a setembro – os hoteleiros nacionais esperam um verão bastante superior a 2016. Este é o terceiro ano consecutivo que os inquiridos revelam ter boas perspetivas para o Verão em todos os indicadores.

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15 December 2016

Inquérito Pós WEB SUMMIT 2016

A Web Summit fez subir em 11% a taxa de ocupação na cidade de Lisboa face a 2015, atingindo os 79% entre 6 e  9 de novembro. A conclusão é do inquérito realizado pela AHP – Associação da Hotelaria de Portugal junto dos seus associados, após a realização do evento.  “Através deste inquérito percebemos que o evento teve um impacto positivo quer na taxa de ocupação quer no preço médio. Recordo que, quando realizámos o inquérito para saber perspetivas em setembro, os responsáveis das unidades hoteleiras de Lisboa previam uma taxa de ocupação na ordem dos 85%, mas esses valores não foram atingidos. O preço médio por quarto ocupado também foi inferior”, adianta Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP. De acordo com os resultados desta auscultação ao setor, no que respeita à Área Metropolitana de Lisboa, durante esses dias, a taxa de ocupação situou-se nos 75%, face aos 66% nos mesmos dias de 2015. Em relação ao preço médio por quarto ocupado, o inquérito conclui que na cidade de Lisboa o valor foi de 130 euros (mais 45 euros face a 2015) e na Área Metropolitana foi de 120 euros (mais 40 euros quando comparado com o ano anterior). “Apesar da realidade ter ficado aquém das expectativas, a verdade é que,  que trazer a Web Summit para Portugal foi uma boa aposta também para os hoteis e que  este evento é muito importante durante a época baixa”, acrescenta a responsável.

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15 December 2016

Inquérito Balanço 2016 e perspetivas 2017

De acordo com o inquérito da AHP - Associação da Hotelaria de Portugal junto dos seus associados, a hotelaria nacional tem muito boas perspetivas em relação a 2017 e prevê uma melhor performance em todos os indicadores, nomeadamente a receita total e receita de alojamento (para mais de 91% dos inquiridos), receita de F&B, taxa de ocupação por quarto, preço médio por quarto ocupado e RevPar.

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