MENU

LOGIN

Click2Portugal desafia hoteleiros a entrar na economia digital

Com a plataforma concluída,, a AHP procura agora captar a atenção dos hoteleiros que ainda não tem presença digital sensibilizando-os para as vantagens em termos competitivos e de rentabilidade, entre outras mais-valias, de uma reserva direta.

Assumindo-se como a maior iniciativa conjunta de posicionamento e venda da hotelaria portuguesa, a plataforma Click2Portugal está quase a chegar ao mercado, e segundo a sua promotora, a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, foi concebida para aumentar a competitividade da oferta hoteleira nacional, promovendo a sua internacionalização.

Considerando que este é um projeto estratégico, o presidente da AHP, Raul Martins, sublinhou, num encontro com jornalistas, em Lisboa, o objetivo primeiro “é abranger a maior parte da oferta hoteleira e de alojamento coletivo em Portugal”, atendendo a assim a uma realidade digital que não dá margem de manobra: “o digital é o presente e o futuro e quem não está online, não está no mundo”, reforçou ainda o responsável.

Agora que já obteve “luz verde” do Turismo de Portugal para ter um botão de acesso a esta plataforma na página “Visit Portugal”, como anunciou Cristina Siza Vieira, presidente executiva da direção da AHP, assegurando que o processo está na reta final e tudo indica que estará operacional no quarto trimestre deste ano.

Esta ferramenta agregadora da oferta pretende assim proporcionar um reforço da visibilidade online dos hotéis nacionais, disponibilizando ao futuro hóspede a escolha que os agregadores permitem, com as vantagens e confiança proporcionada por uma reserva direta.

Tratas-se de projeto, 100% nacional, aberto a todas unidades hoteleiras, para além dos cerca de 700 associados da AHP, cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Ao Jornal Económico, Cristina Siza Vieira, esclareceu que a candidatura aos fundos comunitários alcançou um financiamento de pouco mais de 1 milhão de euros, contemplando as diversas áreas do processo, inclusive de Recursos Humanos, tendo já sido concretizada a contratação de três colaboradores que estão afetos ao desenvolvimento desta nova oferta.

importa ainda reter que o motor de reservas foi desenvolvido pela Guestcentric, e é já utilizado por muitos estabelecimentos hoteleiros, e permite a integração com outros sistemas, sem custos acrescidos. A plataforma inclui ainda a classificação dos hotéis através de um sistema de ‘rating’ da ReviewPro, que agrega as avaliações de 175 websites.

Depois de uma primeira fase com alguns hotéis piloto, a AHP iniciou recentemente o processo de angariação a nível nacional, contando já com mais de uma centena de adesões, desde grandes grupos nacionais a hotéis independentes, em que 1/4 não é associado da AHP. Segundo Cristina Siza Vieira, no momento de abrir portas aos hoteleiros, o ideal seria poder contar com cerca de 400 inscrições.

Adesão totalmente gratuita

Aberto a associados e não associados, desde que sejam estabelecimentos hoteleiros (empreendimentos turísticos), razão pela qual não está ainda esclarecida a possível inclusão dos hostels), o Click2Portugal irá disponibilizar aos hotéis aderentes um vídeo do hotel com imagens aéreas, tanto da unidade como do destino; fotografias de alta qualidade; traduções em quatro idiomas (inglês, francês, espanhol e alemão); e informação sobre pontos de interesse selecionados pelo hotéis. Todas estas funcionalidades poderão ser utilizadas no website próprio do hotel.

Apenas as fotografias e os videos terão um custo, “altamente competitivo, assegura a AHP”: começam nos 250 euros (mais IVA) no caso dos videos e nos 80 euros (mais IVA) para as fotografias.

Ainda quanto a vantagens, para os hoteleiros, estendem-se ainda à possibilidade, para as unidades que não têm motor de reservas próprio, puderem passar a dispor desta ferramenta de vendas ao aderir. Para os restantes, constitui um meio complementar de reservas que funciona como extensão do canal próprio do hotel, que pode ser integrado com o Channel Manager, não representando um esforço de gestão de um canal adicional

Para o consumidor, passam essencialmente por poder reservar numa plataforma que agrega a oferta hoteleira nacional, de forma simples, rápida e segura. Tem as vantagens de uma reserva direta, com o melhor preço garantido e vantagens exclusivas, para além da possibilidade de escolha por tipo de experiência.

in Jornal Económico, por Sónia Bexiga

Voltar