MENU

LOGIN

50 ideias para o Turismo | É necessário aumentar a estada média

Em vésperas do fecho do ano mais bem sucedido da história do Turismo português, saímos com forças redobradas para atacar um dos mais antigos cavalos de batalha da hotelaria nacional – a estada média.

O aumento da oferta hoteleira e a proliferação de formas alternativas de alojamento em nada têm toldado a performance da operação, que registou os valores mais altos de sempre1 ao nível de preço (89€), ocupação (71%) e, consequentemente, RevPAR (63€).

O ciclo é, sem dúvida, ascendente e seria seguro dizer que a procura não dará sinais de abrandar nos anos vindouros – não fossem os constrangimentos ao nível da capacidade aeroportuária de Lisboa. A verdade é que o crescimento exponencial do Turismo, verdadeiro motor da recuperação económica no pós-crise, não poderá continuar até à construção do terminal do Montijo.

Então, o que fazer? Nos últimos anos temos ouvido falar muito em qualificar a oferta, e temo-lo feito com inegável sucesso. No entanto, é chegada a hora de qualificar a procura, descentralizando o fluxo turístico e alongando a sua permanência no território nacional.

Passo a explicar: de acordo com o INE, a estada média na hotelaria nacional, de 2,82,8 noites2, continua aquém da de concorrentes como a vizinha Espanha, que ultrapassa as 3,3 – uma questão que impede a optimização da ocupação e da rentabilidade.

A AHP há muito que defende uma estratégia de promoção integrada, assente na diversidade do destino Portugal como um todo – em que as especificidades de cada região são argumentos que servem a heterogeneidade ao invés da atomização.

Nesse sentido, e em articulação com os organismos competentes, a hotelaria pode desempenhar um papel chave, constituindo uma rede integrada de hospitalidade, que convide à mobilidade do crescente número de hóspedes, multiplicando dormidas e proveitos.

Os efeitos multiplicadores são muitíssimos: Se, por um lado, conseguimos esbater a concentração da procura nos destinos mais maduros e de estada longa, como Algarve e Madeira, por outro conseguimos transformar Lisboa ou Porto – cidades com muitos hóspedes mas poucas dormidas – em “âncoras” que canalizem a procura para destinos complementares e tradicionalmente menos explorados, aumentando a estada não na região mas no país.

É sabido, também, que uma estada mais longa é sinónimo de maiores gastos no destino, não só em alojamento mas em todas as atividades complementares, como sejam o comércio, restauração e transportes – investimento que as regiões menos turísticas do país de muito carecem.

Somos, de resto, o país ideal para aplicar este modelo:

- A espantosa diversidade que a nossa reduzida dimensão comporta, aliada à completíssima rede rodoviária que nos serve, permite facilmente capitalizar sobre o esforço de captação de turistas, que a promoção dos últimos anos tão bem cumpriu, aumentando o retorno sobre o custo de aquisição.

- A nossa oferta hoteleira é cada vez mais dinâmica e competitiva, com uma relação preço/qualidade dificilmente igualada noutros destinos europeus, e com unidades de altíssima qualidade que muito bem nos representam.

- Temos hoje ferramentas e know-how cada vez mais sofisticados, que permitem comunicar com os nossos hóspedes de forma eficaz, e iniciativas como o Stop-Over da TAP bem o demonstram.

Em suma, por cada noite adicional na estadia, garante-se um dia a mais de investimento no país, que terá tanto mais peso quanto menos maduro for o destino. A AHP tem as ferramentas, a disponibilidade e a vontade necessárias para ajudar a uma promoção para prolongar as estadias, em colaboração com o Turismo de Portugal. Esta será com certeza uma forma sustentável de mitigar os constrangimentos impostos pela limitação das infraestruturas aeroportuárias, promovendo ainda a diluição da procura, com todos os benefícios que lhe estão associados.

Somos o Melhor Destino do Mundo e temos o Melhor Organismo Internacional de Promoção: este é o momento de agir. Fica a Ideia.

Raul Martins, presidente do Grupo Altis e da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP)

1 AHP Hotel Monitor, dados provisórios de 2017

2 Acumulado a novembro de 2017

Nota de editor: No âmbito da celebração do seu 50º aniversário, o Publituris convida, todas as semanas, uma figura do sector a lançar uma “Ideia para o Turismo”.

in Publituris

Voltar