MENU

LOGIN

Artigo de opinião | Formação on-the-job: A arte de fixar talentos

O Turismo é, em muitos aspetos, um setor singular. Se muito se fala na era da digitalização, a verdade é que, por mais que a tecnologia evolua, a pedra de toque da hotelaria é sempre a hospitalidade e são as pessoas que nos fazem sentir bem-vindos. Por isso dizemos que, em Turismo, o ativo mais importante é o humano, e é aí que se fará o grande investimento do século XXI.

Não há dúvidas de que o Turismo está num ciclo ascendente e tem sido o verdadeiro percursor da recuperação económica. No entanto, o aumento exponencial de interesse pelo nosso país trouxe uma procura acrescida por profissionais à qual tem sido difícil dar resposta. Em primeiro lugar, por questões puramente demográficas, transversais a toda a economia e, em segundo, pelo facto de a hotelaria convencional exigir hoje um grau de especialização que ainda não tem eco no mercado laboral.

Estamos, por isso, num período de charneira, em que os profissionais ao serviço escasseiam e começam a estar no epicentro da equação como quem, em paralelo com outros fatores, “makes or breaks” um negócio.

Por isso, a busca por talentos, a sua conservação, motivação e valorização são as linhas que tecem a gestão de recursos humanos em hotelaria. Várias vezes tem sido apontada a necessidade das nossas escolas estarem mais alinhadas com o mercado de trabalho, alterando os curricula e ajustando-os a outras disciplinas do saber, havendo uma certa tensão entre os que consideram que a formação deve ser dada ao nível das escolas e os que consideram que é nos próprios hotéis que se formam os profissionais (mas que muitas vezes temem – e como se vê bem… – que uma vez formados saiam em busca de projetos “mais interessantes”). A verdade é que este é um desafio permanente, e que é entre esses dois mundos que na área do turismo e lazer (e de resto noutras) se qualificam os bons profissionais.

É para potenciar estas sinergias entre a teoria e a prática que a Associação da Hotelaria de Portugal criou o AHP Hotel Academy, um programa que oferece aos colaboradores de hotéis associados formação nas mais diversas áreas da hotelaria: Línguas, Comportamento (as chamadas “soft skills”) e Operação Hoteleira. Porque a valorização profissional é um projeto in continuum que exige o empenho permanente de profissionais e empresários para que a Hotelaria portuguesa ofereça um serviço de excelência.

 

Cristina Siza Vieira
Presidente da Direção Executiva da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal

Voltar