MENU

LOGIN

Prémio Carreira 2018: Guia Boa Cama Boa Mesa distingue Dionísio Pestana

Reunido, hoje, em Lisboa, o Júri do Prémio Carreira 2018, do Guia Boa Cama Boa decidiu distinguir Dionísio Pestana, fundador e presidente do Grupo Pestana.

Dionísio Pestana, fundador e presidente do Grupo Pestana, é a personalidade distinguida com o Prémio Carreira 2018, do Guia Boa Cama Boa Mesa. A decisão foi tomada hoje, por unanimidade pelo júri do prémio, presidido por Francisco Pinto Balsemão. O Prémio Carreira é atribuído pela primeira vez à vertente “Boa Cama”, ou seja a “uma personalidade que tenha contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento e afirmação da hotelaria em Portugal, com uma vida profissional dedicada a estes setores, e reconhecimento pela comunidade”.

De acordo com o júri, Dionísio Pestana é “uma figura cimeira que marcou a hotelaria nacional nos últimos 45 anos, demonstrando espírito empresarial e uma visão cosmopolita e de futuro. Como empresário português, Dionísio Pestana vai além de ser o fundador da maior cadeia hoteleira nacional, liderando igualmente um processo de internacionalização do grupo, que está presente em quinze países, em quatro continentes, conferindo assim notoriedade ao nome de Portugal”.

Recorde-se que Dionísio Pestana começou “modestamente” com um hotel na Madeira, há 45 anos, e “nunca perdeu o foco e empenho exclusivo no turismo e na hotelaria, não se desviando do que considerava ser o caminho certo para crescer como industrial neste setor”. Hoje, o Grupo Pestana detém e gere 90 hotéis, com uma equipa global de 7.000 colaboradores e uma carteira anual de cerca de três milhões de clientes.

De sublinhar a importância da participação do Grupo Pestana na Enatur desde 2003, assumindo a gestão da redes das pousadas (atualmente com 32 unidades), assim preservando o valor e património português, e contribuindo para afirmar a marca “Pousadas de Portugal".

O Júri do Prémio Carreira, constituído por Francisco Pinto Balsemão (presidente), André Jordan, Cristina Siza Vieira, Fortunato da Câmara e Paulo Brilhante, justifica ainda a escolha por Dionísio Pestana ser “o maior hoteleiro nacional, o maior empregador do setor e o que mais tem contribuído para a economia do turismo a nível individual”.

A distinção vai ser entregue, no próximo dia 27 de março, na já tradicional cerimónia de prémios Boa Cama Boa Mesa, que antecede a publicação do guia anual, que revela os melhores alojamentos e restaurantes de Portugal.

Recorde-se que o Prémio Carreira do Guia Boa Cama Boa Mesa distinguiu Evaristo Cardoso, proprietário do restaurante Solar dos Presuntos, em 2017, e o chefe Vítor Sobral, em 2016.

in Expresso, por Boa Cama Boa Mesa

Voltar