MENU

LOGIN

Congresso da Associação de Hotelaria de Portugal sob o lema "Descobriram Portugal. E agora?!"

O 29º Congresso da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) será subordinado ao tema "Descobriram Portugal, e agora?", porque "as pessoas estão a descobrir Portugal".

 

Foi apresentado a bordo de um veleiro o programa do 29º Congresso da AHP, sob o lema "Descobriram Portugal. E agora?!", uma vez que "as pessoas estão a descobrir Portugal", afirmou o Presidente da Associação Raul Martins.

Para Cristina Siza Vieira, directora executiva da AHP, "o logo é muito evidente do que é o nosso congresso", ou seja a "bussola que nos indica o Norte".

Este congresso acontece "no ano em que a hotelaria portuguesa regista um excelente desempenho e o turismo consolida posição de destaque na economia nacional", explica a Associação num comunicado entregue aos jornalistas.

O 29º Congresso da AHP irá receber mais de 450 congressistas, 30 empresas e 30 oradores, ao longo de três dias, no Convento de São Francisco, em Coimbra de 15 a 17 de Novembro.

Os oradores em destaque são: Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Vice-primeiro Ministro; Doug Lansky, Travel Witer e Tourism Devolopment Advisor e Mike Ferguson, Managing Director da Intelligent Businss Strategies. Marcarão também presença Ricardo Costa, Director de Informação o Grupo Impresa; António Trindade, CEO dos Hoteis Porto Bay Resorts; Miguel Júdice, Administrador do Hotel Quinta das Lágrimas; Frederico Costa, Administrador do Grupo Pestana e Rodrigo Machaz, Director Geral do Memmo Hotels.

Cristina Siza Vieira referiu, sobre o Painel 3 intitulado "Como crescer sem perder a identidade - A capacidade de carga das cidades", que "temos ouvido muito coisa, mas referente ao Turismo nada se falou", acrescentando "não podemos deixar que seja um tema vulgar". Este painel terá a particiapação de Doug Lansky e Miguel Júdice.

Segundo Rodrigo Machaz, sobre o seu painel "Novas tendências no alojamento", "o Turismo está no nosso milénio". Frisou que "temos que medir a capacidade de carga", para que exista um limite e não se continue a cair no erro de despejar os inquilinos para criar um Alojamento Local. O responsável pelos Hoteis Memmo afirmou ainda que "a procura e a oferta vão continuar a crescer", mas os "Recursos Humanos não vão continuar a crescer", referindo como exemplo "sabemos a dificuldade de encontrar um ajudante de cozinha".

O gestor afirmou: "os hostels estão-se a aproximar dos hotéis", pois "as pessoas querem sentir-se em casa". Sublinhou que os hóspedes "estão à espera de um quarto que seja convencional", afirmando que nas suas unidades hoteleiras "estamo-nos a aproximar da casa". Outro dos temas que irá abordar na sua intervenção será "a rentabilidade de um Boutique Hotel", uma vez que "estamos a ver grandes grupos a apostar em hotelaria de nicho".

O motivo do congresso se realizar em Coimbra é para o Raul Martins, "uma forma de a associação apoiar e incentivar regiões do país, fora das já tradicionais Algarve, Lisboa e Madeira, que se têm destacado pelas suas características ou pelo seu crescimento".

 

in HardMusica, por António Manuel Teixeira

Voltar