MENU

LOGIN

Porto eleito melhor destino europeu de 2017

É a terceira vez que a cidade é distinguida. Votação online terminou esta sexta-feira, com a vitória da cidade portuguesa, que bateu 19 concorrentes europeias.

Três vezes nomeado. Três vezes eleito melhor destino europeu do ano. O Porto acaba de vencer a competição promovida pela European Consumers Choice, ficando em primeiro lugar na votação online que terminou esta sexta-feira. 

Nem grandes capitais europeias como Paris, Roma, Berlim, Praga, Londres, Madrid, Bruxelas ou Amesterdão. Nem paragens pitorescas como San Sebastian, Gdansk, Stari Grad, Sozopol ou Wilg Taiga. Nenhum dos 19 destinos nomeados conseguiu fazer frente à cidade portuguesa.

O Porto é outra vez o destino europeu do ano. “Somos os maiores”

"Nunca a escolha de uma cidade vencedora foi tão unânime", lê-se no site da competição, angariando votos vindos de 174 países, incluindo "Estados Unidos, Reino Unido, França, Dinamarca, África do Sul, Coreia do Sul, Irlanda e Canadá", enumera a organização.

Em segundo lugar ficou a cidade italiana Milão, seguida por Gdansk, na terceira posição. Atenas foi a quarta cidade mais votada pelo público - o sufrágio online esteve, uma vez mais, aberto a todos, de 20 de Janeiro a 10 de Fevereiro. No top 15 ficaram ainda San Sebastian, Sozopol, Viena, Stari Grad, Basileia, Madrid, Roterdão, Roma, Paris, Bonifácio e Wild Taiga.

Pouco depois de serem divulgados os nomeados a European Best Destination 2017, a Câmara Municipal do Porto lançou uma campanha promocional alavancada num vídeo onde os músicos Pedro Abrunhosa e Miguel Araújo, os jogadores de futebol Rúben Neves, Herrera e Felipe, a designer de moda Katty Xiomara e outros “embaixadores” da cidade “davam a cara pelo Porto”, entre imagens dos monumentos e atracções turísticas mais icónicas da cidade Invicta.

Esta é terceira vez que a cidade do Porto está entre os finalistas. E é a terceira vez que traz o galardão, depois de ter vencido em 2012 e em 2014. Lisboa também já tinha conquistado o primeiro lugar, logo na primeira edição, em 2010. No ano passado, a cidade croata Zadar foi a favorita do público, arrecadando o maior número de votos. O arquipélago dos Açores, único representante português em 2016, ficou em quinto lugar. 

 

in Público

Voltar