MENU

LOGIN

Hotelaria eufórica com perspetivas para as férias

O turismo nacional bateu recordes no ano passado, mas este ano vai ser ainda melhor. É a opinião unânime dos hoteleiros, dos agentes de viagens e dos próprios portugueses que, este ano, reivindicam fazer férias fora de casa. Nove em cada dez portugueses vão fazer férias fora de casa no verão, mostra o inquérito mais recente do Instituto do Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), um valor que supera a média registada nos últimos anos (sete em cada dez). Esta evolução tem vindo a notar-se desde o início do ano, dado que, como sublinha Cristina Siza Vieira, presidente-executiva da Associação da Hotelaria de Portugal, "regista-se um balanço claramente positivo no desempenho operacional da hotelaria no primeiro quadrimestre do ano, quando abril suplantou inclusive o mês da Páscoa (março)". Com esse ponto de partida e com "base nas reservas já efetivas, as expectativas dos hoteleiros para o verão são deveras positivas, com destaque para os Açores, em que 100% dos inquiridos esperam uma taxa de ocupação superior à de 2015, e para o Algarve e Madeira, que apontam para crescimento no RevPAR (receita por quarto disponível) e preço médio por quarto vendido".  
 
No Algarve - destino de férias preferido da maioria dos inquiridos do IPDT -, os hoteleiros já acumulam um crescimento de 12,1% nas taxas de ocupação e de 16% no volume de negócios. A única surpresa, revela Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, é que "aumentou a proair ra nos meses laterais do verão, ou seja, fora de julho e agosto". Tudo junto, a hotelaria algarvia espera "chegar a valores próximos dos registados no virar do século (1999/2000) e fechar o ano com uma ocupação média de 65%". Com cerca de 67% de ocupação está a região do Porto, segundo o Booking.com, para os meses de julho e agosto. Já no primeiro trimestre, os números de hóspedes e de dormidas nos estabelecimentos hoteleiros cresceram, respetivamente, 18,2% e 22,4% face ao mesmo período do ano passado. "Estamos com um crescimento inédito que resulta do trabalho desenvolvido nos últimos anos e que, neste verão, esperamos que produza os melhores resultados de sempre", explicou Melchior Moreira, presidente do Turismo do Porto e Norte.  
 
Os portugueses também vão viajar mais para o estrangeiro. Segundo a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, este ano, os portugueses estão a viajar mais para fora, e Cabo Verde e Brasil estão entre alguns dos destinos preferidos para o verão.  
 
Madeira Reservas dos nacionais retomam subida  
 
A procura dos portugueses pela Madeira e por Porto Santo está a crescer vigorosamente, nalguns casos a dois dígitos, refere a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT). "Estamos muito satisfeitos, embora não totalmente surpreendidos, com o facto de a Madeira estar a registar uma franca recuperação no mercado nacional", sublinhou Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT. Entre janeiro e abril, aumentaram 19,2% os hóspedes nacionais e 22,2% as dormidas correspondentes naquela região.  
 
Porto Crescimento como nunca registado  
 
Com +18,2% de hóspedes e +22,4% de dormidas, o turismo na Região do Norte alcançou, no primeiro trimestre de 2016, níveis de crescimento e taxas de ocupação nunca antes registados, segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.  
 
Agosto Terceira semana é a mais procurada  
 
A terceira semana de agosto, entre os dias 15 e 21, é a mais procurada pelos portugueses para as férias de verão, em Albufeira, Vilamoura ou Lagos, segundo a Trivago. O preço médio mais pesquisado ascende a 134€ por noite e a duração da estadia mais frequente não ultrapassa as oito noites.  
 
Verão desperta com calor e promete um julho seco  
 
METEOROLOGIA Finalmente chegou a hora de arrumar a capa e o guarda-chuva no fundo do armário, depois de uma primavera chuvosa com um valor médio de precipitação em abril e maio que foi o dobro do normal. Só as regiões do interior do país, no Norte e no Centro, terão de manter os abrigos à mão por mais três dias. O verão despertou ontem com sol e calor e promete um julho seco. No Norte, são boas notícias para quem pretende passar o S. João na rua. As previsões sazonais apontam para um verão sem vergonha e sem problemas de identidade. A meteorologista Madalena Rodrigues, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nota que os dados atuais permitem afirmar que "julho será um mês seco". A tendência deve ser entendida com alguma cautela, porque as previsões de longo prazo, que vão além dos dez dias, têm uma "elevada dose de surpresa". Contudo, no horizonte, há boas notícias para a generalidade dos portugueses, sobretudo para quem gosta de praia. O céu estará pouco nublado ou limpo nos próximos 10 dias, com alguns períodos de nebulosidade pela manhã nas regiões do litoral Norte e Centro. As temperaturas máximas estão a subir. No litoral, próximo da costa atlântica, poderão chegar aos 28 e 30 graus. As cidades no interior Sul, sobretudo no Alentejo (com destaque para Beja e Évora), serão as recordistas. Ali, os termómetros marcarão entre 34 e 37 graus. Nas regiões do interior Norte e Centro, as temperaturas oscilarão entre os 30 e 34 graus.  
 
A célebre nortada, que gosta de passear-se pelas praias sobretudo do Norte, não faltará, embora com presença moderada, não devendo ultrapassar "os 30 quilómetros por hora. O vento será de noroeste na faixa costeira durante a tarde", precisa Madalena Rodrigues, que, apesar do bom prognóstico para o arranque do verão, deixa um pequeno alerta às populações do interior Norte e Centro, nomeadamente aquelas que residem próximo da fronteira com Espanha.  
 
A partir de hoje, prevê-se um aumento da nebulosidade no interior do país, no Norte e Centro, "com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas", alerta a meteorologista do IPMA. Amanhã, a "instabilidade será maior nas duas regiões". Depois de amanhã, o sol volta a sorrir no interior Centro, ficando a possibilidade de queda de chuva confiada às regiões do interior Norte.  

Voltar