MENU

LOGIN

Notícias

thumbnail
09 May 2014

André Jordan é o novo membro do Conselho Geral da Associação da Hotelaria de Portugal

André Jordan, empresário do turismo e da hotelaria, foi eleito dia 6 de maio membro do Conselho Geral da AHP, por cooptação unânime dos membros deste órgão social. A AHP conta com André Jordan como conselheiro e colaborador ativo na definição do programa e da estratégia da associação. André Jordan, prestigiado empresário do turismo e da hotelaria, é antigo Vice-chairman do The World Travel & Tourism Council, tendo sido o criador da primeira Cimeira Mundial de Viagens e Turismo, que é actualmente a Davos do sector turístico. É membro do Governance Committee da organização. Para André Jordan, “O convite foi aceite com prazer e orgulho, uma vez que a AHP é a maior e mais representativa associação do sector em Portugal. É importante todos colaborarmos na defesa pública dos interesses da hospitality industry, na qual esta associação tem um papel fundamental”. O conselho geral é um órgão associativo da AHP, com competência de gestão estratégica e consultiva, e conta actualmente com 23 membros, representantes dos principais grupos hoteleiros e hotéis independentes de norte a sul de Portugal, incluindo ilhas. O Presidente da AHP, Luís Veiga, é também, por inerência, Presidente do conselho geral para o mandato de 2013-2015.

Ler mais
thumbnail
07 May 2014

Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional convidado do almoço mensal da Associação da Hotelaria de Portugal: o acordo “Portugal 2020”

O almoço mensal da Associação da Hotelaria de Portugal que teve ontem lugar no Tiara Park Atlântico Lisboa contou com a presença, como orador, do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional. Miguel Poiares Maduro falou sobre “O Turismo no próximo Quadro de Programação dos Fundos Europeus”. Luís Veiga, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, antecedeu a intervenção do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional dando a conhecer algumas preocupações do setor relacionadas com o acesso aos financiamentos e à perspetiva aberta com o recente diploma da reabilitação urbana de vir a acrescentar ainda mais oferta ao alojamento ilegal, encadeamento e a nova estrutura dos fundos comunitários. “O Turismo tem mostrado capacidade de se expandir, procurar novos mercados e dinamizar a economia e no próximo ciclo de fundos europeus assume-se precisamente o reforço da competitividade e internacionalização dessas atividades económicas”, afirmou o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional. Miguel Poiares Maduro acrescentou que “as empresas vão ser as principais destinatárias dos fundos. Temos oito mil milhões de euros do próximo quadro que serão destinados às empresas. Desses oito mil milhões de euros, seis mil milhões serão para as pequenas e médias empresas”. “O setor do turismo é um setor transacionável e como tal enquadrável nos eixos prioritários do programa operacional da competitividade e internacionalização, bem como nos eixos correspondentes dos programas regionais, ou seja, poderão candidatar-se, quer a avisos de concursos desenvolvidos pelo programa temático nacional, quer por programas regionais onde essas empresas se instalam, sendo que nós vamos, no contexto do próximo quadro, ter um portal comum que permita a qualquer agente facilmente conhecer qual é o programa que pode ter áreas de intervenção, de apoio ao financiamento que lhe possa interessar", explica Poiares Maduro. “Estamos, neste momento, a preparar os regulamentos, que irão estabelecer em detalhe os critérios de elegibilidade e, os concursos. Estarão prontos durante o Verão”, finalizou. Luís Veiga concluiu que “a vinda do Dr. Poiares Maduro foi muito elucidativa para os nossos associados. Aguarda-se que os regulamentos sejam publicados rapidamente e venham definir critérios claros que permitam apoiar os projetos do turismo para que as nossas empresas possam crescer e aumentar as dormidas de não-residentes”.

Ler mais
10 April 2014

ASSOCIAÇÃO DA HOTELARIA DE PORTUGAL CONGRATULA-SE COM A DECISÃO DE ABOLIÇÃO DA TAXA TURÍSTICA DE AVEIRO

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) felicita a Câmara Municipal de Aveiro pela decisão, desta quarta-feira, de abolir a taxa turística de Aveiro. A taxa turística estava em vigor desde 1 de maio de 2013. Depois de mais de um ano de diferendo com a Câmara Municipal de Aveiro, que passou por um processo judicial e uma petição dos hoteleiros da região contra a aplicação das taxas, esta decisão só vem dar razão à AHP e aos hoteleiros de Aveiro que sempre defenderam a inconstitucionalidade da taxa turística, decorrente do facto de se tratar de um verdadeiro imposto, e nas dificuldades práticas da sua implementação. A AHP também sublinhou sempre que a medida era contra o desenvolvimento económico e turístico de Aveiro. No entanto, é de referir, que nos últimos meses houve um esforço de todas as partes em tentar encontrar uma solução para esta questão que prejudicava, não só, a competitividade da hotelaria de Aveiro, bem como as empresas que suportavam a taxa e o facto de a mesma contribuir para o aumento de desemprego, obrigando as empresas a despedir pessoal para encaixar mais este custo. Luis Veiga, presidente da AHP, felicita o presidente da Câmara Municipal pela iniciativa “não só vem honrar um compromisso pré eleitoral assumido pelo Eng. Ribau Esteves, como é um importantíssimo sinal para todas as autarquias de Portugal. Estamos todos de parabéns, a Associação de Hotelaria de Portugal, que esteve sempre contra a taxa e contra ela lutou até ao fim e os hoteleiros de Aveiro, que se uniram durante todo o processo, nunca tendo cobrado taxas aos turistas”.

Ler mais
thumbnail
04 April 2014

Páscoa 2014 positiva para os hoteleiros portugueses

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) realizou um inquérito junto dos seus associados para avaliar quais as expectativas para a Páscoa. O inquérito incide sobre dois períodos distintos: o período coincidente com as férias escolares, de 5 a 21 de abril, e o fim-de-semana da Páscoa, de 17 a 21 de abril. A Páscoa, período de férias para muitos portugueses e estrangeiros, traz perspetivas otimistas para o setor. “Nos dois últimos anos, as respostas obtidas neste inquérito revelaram uma tendência negativa. Ao contrário, este ano, os hoteleiros estão otimistas, sendo que alguns prevêem mesmo esgotar neste período. De resto, os resultados obtidos estiveram alinhados com as perspetivas vertidas no inquérito. De acordo com o AHP Tourism Monitor, de março de 2013, os resultados nacionais em termos de Taxa de ocupação foram de 50,9% e RevPar 29,10€”, afirma Cristina Siza Vieira, presidente da Direção Executiva da AHP. “Em 2014, o fim-de-semana da Páscoa será o mais positivo dos dois períodos deste inquérito”, conclui a responsável da AHP. Este ano, os hoteleiros mais otimistas são os do Algarve e Lisboa, com 90% e 68% dos inquiridos, respetivamente, a considerarem que este será um período melhor que o homólogo do ano anterior. Destacam-se os seguintes resultados para o período do fim-de-semana (período homólogo ao inquirido no ano passado): EXPECTATIVAS NACIONAIS Relativamente ao ano de 2014, 63% das respostas considera que a Receita Total vai ser melhor, enquanto 21% avaliam uma Receita Total idêntica à Páscoa de 2013. No indicador taxa de ocupação quarto 48% dos inquiridos espera uma taxa superior ao ano transato, 40% dizem que esta ocupação será idêntica e 12% prevê uma taxa de ocupação quarto inferior. No que respeita ao preço médio por quarto disponível, 58% das unidades hoteleiras inquiridas espera uma melhoria de preços, 23% conta com valores idênticos e 15% das unidades considera que o preço médio por quarto vendido vai ser inferior. DESTINOS TURÍSTICOS (NUTS II) Destaque para o Centro como o mais pessimista em termos de RevPar, a que se junta o Alentejo em termos de taxa de ocupação quarto. Ficha Técnica A AHP realizou este inquérito a nível nacional entre os dias 28 de março e 3 de abril, junto de 508 unidades hoteleiras. A amostra é de 28%. Na Região Autónoma da Madeira a amostra não foi representativa. Os resultados do inquérito “Páscoa 2014” estão integralmente disponíveis no Knowledge Center do TTT (www.ahp-ttt.com).

Ler mais
A exibir 9-12 de 17 itens.